domingo, 2 de novembro de 2008

Ler Enriquece

54º Feira do Livro em Porto Alegre... óficourse bêibe!
Ao ser questionada sobre o porquê de querer bater-perna pela feira, em meio de um labirinto de estandes e de um público crescente e curioso... podendo fazer as mesmas aquisições com o tal de 20%, na maravilhosa livraria Cultura, por exemplo... respondi: tenho a Cultura por todo o resto do ano! e a ‘feira do livro’ é mais do que uma feira com descontos!
Bem, ela significa mais um ano chegando ao fim... um estado de espírito... não vou bater-perna, e sim, caminhar e desfrutar do clima literário e da quantidade de autores que pretendo conhecer... é apreciar as variedades da área internacional, é perambular pelas calçadas da Praça da Alfândega, passar no Margs e depois tomar um café no Cofre do Santander... é admirar os jacarandás e o clima primaveril... mesmo com uma chuvinha de leve!

De cara, na parte da Itália, já sai comprando o Zanichelli, o Verbi Italiani e a gramática básica chamada ‘o italiano essencial’... depois levei ‘sob o sol da toscana’ de Frances Mayes e ‘traçando Roma’ do Veríssimo...
!finalmente comprei a versão capa-dura de ‘anjos e demônios’!
...so, foi um passeio de aquisições ‘não-sei-como-vivia-sem’, pois ainda encarei o novo dicionário Landmark... de barbada!
Remexi nos balaios, nos pockets de Kafka, nas obras de Bukowski e de Sartre, e nos títulos de Philip Roth! sedutores e inteligentes... isso existe?!
Não comprei ‘o caçador de pipas’ e ‘a menina que roubava livros’... Lê me empresta!
Mas não resisti ao Irvin Yalom e comprei ‘a cura de schopenhauer’ e ‘o carrasco do amor’! ...praticamente free!

Pois, pois, hoje foi dia de Feira!
That's all folks!

2 comentários:

Lenissa disse...

Enriquece e muito! E feira é isso aí mesmo...se fosse só o desconto a cultura ou a saraiva levavam a sua caixa de correio, mas não é só isso!rsrsrs
Gostei da coisa "ela significa mais um ano chegando ao fim... um estado de espírito...". Sim! Daqui pra frente tudo vai voar, e o fim de ano chega sem você sentir. Americanas já está cheia de decoração de natal filha!!!
Não escolhestes novidades, mas aproveitastes boas promoções. Dos clássicos? Bem, Kafka não é exatamente uma doçura. Boa sorte. E quanto aos empréstimos: vá preparando o lencinho. No caso do caçador - um lençol, na verdade. Boas leituras, e não esqueça de comentar por aqui suas percepções. Eu terminei já tem tempo - A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera. Doido, doidinho. Ando em meados de Madamme Bovary de Floubert. Pra quem tinha fama de ser pior que Capitu, a moça ainda não botou as garras de fora. Mas pros idos de 1800, Mme. era arrojada. Ainda não pensei no seu papai noel, mas no seu ritmo acho quemais um não faria mal. Beijos

Lenissa disse...

pediu comentário né? levou um grande...